Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Palestra qualifica servidores para a gestão documental

Publicação:

Evento promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul foi aberto a todos os servidores
Evento promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul foi aberto a todos os servidores - Foto: Leonardo Porto - Ascom/Smarh
Por JULIANA ROLL - ASCOM/SMARH

O auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) sediou, na tarde desta quarta-feira, 26, a palestra Gestão Documental: aplicações na administração pública. O evento, promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers), com apoio do Departamento de Planejamento Organizacional (Deorg), da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), foi aberto a todos servidores, com grande participação do público.

A palestra foi ministrada pelo arquivista do Apers, Jonas Ferrigolo Melo, que abordou a importância da gestão documental, das normativas estaduais e do uso dos instrumentos de gestão do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (Siarq/RS). Foram abordados procedimentos e operações técnicas que dizem respeito ao tratamento de documentos, desde sua produção, tramitação, uso, classificação e avaliação, visando à eliminação ou guarda permanente. O intuito é proporcionar a agilidade com os trâmites administrativos, facilidade de localização de documentos, otimização de espaço físico e de recursos financeiros, além de fornecer subsídios para estratégias de responsabilidade socioambiental.

O evento também contou com a participação de órgãos do Poder Executivo, que apresentaram suas boas práticas em gestão documental. O Detran, com a exposição do arquivista Carlos Alberto Lucena; o Daer, com a bibliotecária Lívia Job e a Smarh, com a arquivista Samantha Signor.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão