Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Projeto de redução em gastos com iluminação no Caff classificado em Chamada Pública da CEEE

Publicação:

Troca das lâmpadas fluorescentes por LED irá gerar uma economia de 43% em iluminação no prédio do Caff
Troca das lâmpadas fluorescentes por LED irá gerar uma economia de 43% em iluminação no prédio do Caff - Foto: Leandro Osório/Palácio Piratini
Por ASCOM/SMARH

O Projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) foi um dos contemplados no processo de chamada pública do Programa de Eficiência Energética da CEEE. A habilitação do mesmo, de autoria da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), vai possibilitar uma economia de 43% em iluminação no prédio do Caff.

A eficientização do prédio consiste na substituição das lâmpadas fluorescentes de 16 watts por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), de 9 watts, com custo de aproximadamente R$ 400 mil. O investimento será subsidiado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica que fornecerá 12 mil lâmpadas para o Caff. A mão de obra para a troca das lâmpadas será realizada pela equipe de manutenção da Smarh.

O projeto da Smarh foi elaborado pela equipe técnica do Dcaff, coordenada pelo engenheiro eletricista, Gabriel da Silva Righi. Conforme ele, a economia apresentada pela substituição das lâmpadas vai representar uma redução de 238 MWh/ano. O que equivale a uma diminuição 43% nos gastos com o sistema de iluminação do Caff. “Vale ressaltar que o tempo de vida útil da lâmpada fluorescente é de 10 mil horas e a de LED é de 25 mil horas”, lembra Righi.

O Programa de Eficiência Energética da CEEE, selecionou por meio de chamada pública, propostas de projetos de eficiência no uso final de energia elétrica para unidades consumidoras pertencentes à área de concessão de CEEE Distribuição. Tendo também como objetivo incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam o combate ao desperdício de energia elétrica. O valor disponibilizado para essa chamada pública foi da ordem de R$ 2 milhões, que serão aplicados nos 11 projetos selecionados.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão