Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Semana do Servidor abre com palestra sobre assédio moral

Publicação:

IMG 1910
O secretário da Smarh, Raffaele, destacou a importância do evento como forma de valorização dos servidores. - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh
Por Ascom SMARH

Cultura e Bem-estar é o tema da Semana do Servidor 2017, que a Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) está realizando nesta semana de 23 a 27 de outubro. Com o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) lotado pelos servidores, a abertura do evento foi efetivada, nesta segunda-feira à tarde, pelo titular da pasta, Raffaele Di Cameli. Na ocasião, o secretário da Smarh destacou a importância do evento como forma de e valorização dos servidores.

Após a abertura, o funcionário do Departamento de Transporte da Smarh, Márcio de Melo, fez três apresentações musicais. Também no hall do auditório, a servidora da Secretaria de Segurança Pública, Ana Paula Barcelos de Oliveira Cougo, expôs trabalhos artesanais. A iniciativa faz parte da campanha “Quais são os seus talentos?”, realizada pela Smarh como forma de reconhecimento do quadro funcional do Estado.

Dando prosseguimento à programação, foi proferida a palestra com o tema Conversando sobre Assédio Moral, pelo agente setorial da PGE na Smarh, procurador Alexsandro Leopoldo e pelo mestre em psicologia da Equipe de Gestão de Pessoas da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Marcelo Spalding Verdi.

O procurador Alexsandro abordou o assédio moral sob o aspecto jurídico. Ele apresentou a definição do assédio moral como a situação injusta e continuada que causa dor e sofrimento à vítima, afetando a sua saúde mental. Também comentou que não existe lei federal específica para o tema. Mas destacou que a questão do assédio moral pode ser amparada em âmbito estadual pelo dispositivo II do artigo 177 do Estatuto do Servidor (Lei nº10.098), que dispõe sobre tratar com urbanidade as partes, atendendo sem preferências pessoais. Finalizou que é necessário mecanismos de aferição para verificar o que se enquadra como assédio moral e mecanismos de eficiência com intuito de punição para que isso não ocorra no serviço público.

Em uma abordagem do ponto de vista psicológico, Verdi fez a distinção sobre a relação natural entre trabalho e sofrimento e o assédio moral. Sendo esse último, muito mais grave e inaceitável. Disse que a primeira tentativa, antes de se configurar o assédio moral, deve ser barrada para que não se prolongue até chegar a situação injusta de fato. “O assédio moral pode ocasionar um processo de destruição que pode levar a vítima à depressão e ao suicídio. Esse deve ser erradicado”, alertou o psicólogo. Também destacou a questão da violência velada e outros aspectos que envolvem e caracterizam o assédio moral.

Durante a semana, ainda estão programadas atividades que incluem outras palestras, prática de yoga, aula de dança, oficinas, apresentações de orquestras, visitas guiadas ao Palácio Piratini e Arquivo Público do Estado (Apers) e a exposição de talentos dos servidores. Veja a programação completa no link www.smarh.rs.gov.br/semanadoservidor.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão