Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Smarh apresenta Programa de Qualidade 2017 aos servidores

Publicação:

Equipe de Gestão expõe diretrizes do Programa de Qualidade Smarh
Equipe de Gestão expõe diretrizes do Programa de Qualidade Smarh - Foto: Juliana Roll - Ascom/Smarh

Com foco na melhoria do serviço público, a Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) efetivou a apresentação, nesta segunda-feira (24), do Programa de Qualidade Smarh 2017 aos funcionários, chefes de divisão e diretores da pasta reunidos noauditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. A iniciativa,que foi exposta pelo secretário Raffaele Di Cameli,objetiva a readequação e a modernização do Estado e, em especial da Smarh, por meio de relações mais humanizadas, de produtividade e qualidade nos serviços.Também integraram a mesa no evento, o secretário adjunto da Smarh, Leandro Balen, e a diretora do Deorg, Geisa Zanella.

O programa é coordenado pelo Departamento de Planejamento Organizacional (Deorg) e executado em conjunto com a Divisão de Planejamento do Desenvolvimento Humano (Dideh). O tema entrou na agenda de reuniões em dezembro de 2016, para atender a uma demanda do gabinete da Smarh. Na ocasião, foi constituído o Grupo de Trabalho Gestão da Qualidade, formado por um grupo de 15 administradores servidores da casa que passaram a se reunir semanalmente para pensar e apresentar proposições de melhoria, mudança e inovação. Sob essa concepção, o Estado quer promover maiores oportunidades aos servidores públicos estaduais e mais qualidade e produtividade nos serviços entregues à sociedade, com inovação e modernização em todas as áreas.

Ao apresentar o programa, o titular da Smarh destacou os principais pontos do projeto e o que trabalhar em cada eixo. Relacionamento e engajamento dos servidores, otimização na execução dos processos e capacitação contínua, por exemplo, são as proposições do programa. Em sua exposição, Di Cameli assinalou que "o Qualidade Smarh 2017 representa celeridade e consistência, visando a alcançar os objetivos de modernizar processos e de inserir tecnologia no sistema de trabalho". Ressaltou ainda que uma pesquisa de clima é a base do trabalho, que será aplicada para manifestação dos funcionários. Com a ação, a Smarh quer estimular os servidores para desenvolver seu trabalho em alinhamento com as estratégias da secretaria, criando e mantendo um ambiente que promova a excelência no desempenho, com consequente melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Na essência do programa está a convicção dos gestores da Smarh de que, com o engajamento de todos, independente de cargo e atividade, será possível mudar o status de que as coisas sempre foram assim para a qualidade que se almeja, tanto quanto na gestão de pessoas como em serviços. Para contemplar a totalidade dos servidores, a apresentação do Programa de Qualidade Smarh 2017 foi realizada nos turnos da manhã e à tarde. 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão