Planejamento, Governança e Gestão

Caff inicia projeto piloto para modernizar a efetividade no Estado

Publicação:

IMG 4428 (2)
A primeira secretaria a adotar o novo sistema é a Smarh, responsável pelo projeto - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh
Por Juliana Roll

Teve início nesta quinta-feira (1º) o processo de implantação do Sistema de Modernização do Controle de Efetividade dos Servidores através da biometria. A primeira secretaria a adotar o novo sistema é a da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), responsável pelo projeto. A meta é de que até o final do ano todas as secretarias lotadas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), e seus anexos, já estejam realizando a efetividade pelo sistema, conforme cronograma já estabelecido, e o próximo passo é expandir para todos os órgãos do Poder Executivo.

Com a nova ferramenta, todos os dados dos servidores estarão integrados, tornando mais eficaz a gestão dos recursos humanos do Estado. Tanto as chefias, quanto os servidores, poderão acompanhar diariamente o relatório de horário pelo site pontodigital.rs.gov.br, e as informações serão integradas ao RHE e ao Portal do Gestor, ferramenta que reúne dados do recadastramento dos servidores e filtros que permitem dados dinâmicos. Nos próximos dias o sistema também passará a incluir os estagiários do Executivo.

O secretário adjunto da Smarh, Leandro Balen, um dos responsáveis pela execução do projeto, destaca que, através desse novo controle de efetividade, o processo se tornará impessoal e mais ágil, possibilitando relatórios e informações mais completo e totalmente online. “Algumas secretarias já possuem o serviço de efetividade através da biometria, o que estamos fazendo é expandir para todo o serviço público estadual”, explica.

O Sistema de Modernização do Controle de Efetividade está entre as principais entregas da Smarh no Acordo de Resultados, ferramenta do governo do Estado para o acompanhamento e o monitoramento dos projetos de todas as secretarias e vinculadas, garantindo a integração, a transparência e a unidade na busca pela execução dos compromissos e objetivos estratégicos para construir uma administração pública mais eficiente na aplicação de recursos e mais ágil na prestação de serviços.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão